A saudação a quem espirra

Foi no anno de 591, sob o pontificado de Gregorio I, que grassou uma terrivel epidemia, cujo primeiro symptoma era espirrar fortemente, continuando-se assim até morrer. Fizeram-se preces publicas para affastear o flagello; e d'hai veio o costume de dizerem os christãos aos que espirravam - dominus tecum - o Senhor lhes assista, ou esteja em sua guarda; conservando-se este costume por mais de doze seculos até aos nossos dias, em depois a civilidade da moda trocou a saudação religiosa por um simples viva.
O costume de saudar quem espirra remonta-se á maior antiguidade.
Segundo os rabinos, a honra do primeiro espirro pertence a Adão: e d'elle até ao patriarcha Jacob exclusivamente todos os homens, sem exceptuar o nosso primeiro pae, morriam immediatamente depois de haverem dado um espirro. Jacob, accrescentam elles, orou a Deus, pedindo-lhe que mudasse esta ordem de coisas, e o Senhor annuiu á sua supplica. D'ahi veio o costume, depois deste patriarcha, de dirigir um cumprimento ou congratulação ás pessoas que espirram, por já estarem livres da morte immediata que d'antes se seguia ao espirro.
Os gregos diziam - viva - quando alguém espirrava, ou - Jupiter vos guarde - ; os romanos - salvé - (Deus vos salve).
No antigo reino dos persas, núma ocasião em que Ciro se achava á frente do seu exército, foi saudado no meio das maiores acclamações uma vez que espirrou.
O imperador Tito não deixava nunca de se inclinar diante de todo o cidadão romano que espirrava na sua presença, exigindo rigorosamente eegual demonstração de interesse quando elle espirrava.
Os antigos poetas pretendem que Prometheo, querendo animar a estatua que havia feito, fôra tirar um raio de sol, e o trouxera em um frasquinho, que chegou ao nariz da estatua para lhe fazer aspirar a influencia d'este raio creador. Deste modo conseguiu insinuar-lhe a vida, e o primeiro signal que ella deu na sua existencia foi espirrar.
Prometheo encantado d'este prodigio lhe disse - seja para bem.
Vê-se, pois, que é da mais remota antiguidade a saudação a quem espirra.
Da " Encyclopedia das Familias "
Nº91, oitavo anno, 1894